domingo, 8 de setembro de 2013

Ipê Branco



O ipê-branco  é uma árvore decídua, de floração exuberante, nativa do cerrado e pantanal brasileiros. Ele apresenta tronco reto, com cerca de 40 a 50 centímetros de diâmetro e casca fissurada. Apresenta porte pequeno a médio, alcançando de 7 a 16 metros de altura quando adulta. A copa é piramidal, com folhas compostas, trifoliadas e de cor verde-azulada. A floração geralmente ocorre no final do inverno ou primavera, entre os meses de agosto e outubro, enquanto a árvore está completamente despida de suas folhas. As flores tem forma de trompete e são brancas ou levemente rosadas. Os frutos são cápsulas bivalvas deiscentes, semelhantes a vagens e contêm numerosas sementes membranáceas, pequenas, esbranquiçadas e aladas.
O ipê-branco é uma árvore de grande valor ornamental, que valoriza projetos paisagísticos tanto pelo seu florescimento vistoso, quanto pela sua forma elegante e copa azulada. Por seu caduca durante o inverno, é boa para produzir sombra no verão e permitir maior passagem da luz e calor do sol no inverno. Além de suas qualidades ornamentais, este ipê apresenta madeira de excelente durabilidade, moderadamente pesada, de superfície macia e lustrosa, boa para acabamentos internos na construção civil.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano de implantação. Resistente a períodos de estiagem. Não aprecia terrenos encharcados. Planta rústica e pouco exigente em fertilidade, viceja bem mesmo em solos pobres e pedregosos. Esta característica a torna uma planta interessante para recuperação de áreas degradadas. Multiplica-se por sementes postas a germinar em sementeiras ou sacos próprios para mudas.


Ipê roxo

É comum a confusão entre as diversas espécies de ipê-roxo ou ipê-rosa, por este motivo e por razões práticas reuniremos informações comuns às espécies mais utilizadas na arborização urbana. O ipê-roxo é uma árvore decídua, característica das florestas semidecídua e pluvial. Ocorre tanto no interior da floresta primária densa, como nas formações abertas e secundárias. Ele apresenta folhas compostas e palmadas, com 5 folíolos que caem no inverno dando lugar a floração. As flores em forma de trombeta são numerosas, de coloração rósea ou arroxeada, de acordo com a espécie e despontam em volumosas inflorescências. A floração inicia-se no fim do inverno e no início da primavera. A frutificação posterior produz vagens de 25 cm verdes e lisas, que se abrem liberando as sementes aladas.
Seu tronco é elegante e oferece madeira de excelente qualidade, pesada, dura, de cerne acastanhado, própria para a fabricação de arcos de violino e instrumentos musicais, o que lhe rendeu o nome popular de pau-d’arco. Da casca extraem-se substâncias de uso medicinal, utilizadas no combate ao diversos tipos de câncer e infecções de pele e mucosas.
O ipê-roxo é uma ótima árvore ornamental para arborização urbana, de crescimento moderado a rápido, que não possui raízes agressivas. Pode tornar-se inconveniente durante a quedas das folhas ou flores, provocando sujeira na via pública ou ao alcançar a fiação elétrica ou de telefone, devido a sua altura, que podem ultrapassar 12 metros. Sua floração é maravilhosa e recompensadora e atrai polinizadores, como beija-flores e abelhas.
Ipê amarelo



Natural do semi-árido alagoano, o ipê-amarelo é um símbolo nacional. Sua altura pode chegar a mais de oito metros, sendo cinco metros só de copa; um espetáculo de floração amarela. Se você tiver acesso a sementes ou a uma muda de ipê, aproveite a oportunidade e crie uma situação de educação ambiental, reunindo os colegas de trabalho, filhos, crianças da família ou mesmo vizinhos.
Caso prefira evitar esse processo, adquira mudas prontas em lojas especializadas ou junto à prefeitura de sua cidade.
Durante a fase de crescimento, corte os brotos que surgirem na base da muda, pois concorrem muito em nutrientes. Quando a muda atingir cerca de sessenta centímetros, estará apta para o plantio
O local para plantio da muda deve ter espaço suficiente para que a árvore desenvolva sua copa. A muda não deve ser plantada próxima de casas, muros, rede elétrica etc. A distância mínima entre uma muda e outra, ou mesmo entre a muda e uma casa, deve ser no mínimo de cinco metros.



Ipê rosa



O Ipê é uma árvore bastante popular no Brasil, podendo ser encontrado em diversas regiões principalmente no sul do país. Devido a sua grande beleza e efeito decorativo, principalmente se plantada em conjunto com outras árvores, é muito usada em parques e bosques.
O cultivo do Ipê é fácil e não costuma exigir muitos cuidados. Seu período de floração é de julho a setembro, durante primavera e sua frutificação ocorre durante os meses de setembro e outubro.
O primeiro passo para plantar o Ipê é comprar suas sementes e utensílios necessários para o plantio
O solo deve ser preparado, ou se preferir o substrato pode ser preparado em um caso ou jardineira.
No local em que a árvore será plantada é necessário fazer um furo de 3 centímetros, e colocar todas as sementes no buraco, que deve ser coberto em seguida.
Logo depois é preciso molhar a terra para que a semente comece a germinar, mas é necessário tomar cuidado para não molhar demais a terra, caso contrário ela deverá ser trocada para não prejudicar a germinação das sementes.
Para que as sementes germinem o vaso deve ser colocado diariamente no sol, principalmente nos períodos de manha e tarde. Se o plantio estiver sendo feito diretamente na terra é importante que as sementes tenham sido colocadas em algum local que receba sol diariamente, pelo menos algumas horas por dia.
O tempo médio para que as primeiras folhinhas comecem a aparecer é de 15 dias, mas pode demorar um pouco mais ou menos dependendo das condições de plantio, solo e temperatura.
Se estiver plantando no solo arranque as mudas que não se desenvolverem tanto e deixe apenas uma, a mais saudável. Se estiver plantando em um vasinho faça o plantio da muda mais saudável e forte para o local definitivo em que o Ipê será plantado (faça isto apenas quando a muda atingir 15 centímetros, pois só neste momento ela será forte o suficiente).
Depois dessas etapas, basta sempre fornecer água e sol em temperaturas brandas, além de ajudar adubando um pouco a terra. Esses esforços não são necessários sempre.
Depois de alguns anos o Ipê chegará a sua idade adulta e fornecerá flores e frutos que proporcionarão uma bela decoração, alegre e colorida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário