sábado, 10 de agosto de 2013

Washingtonia



A palmeira Washingtonia filifera, também conhecida como palmeira-de-saia, é uma das principais espécies usadas para jardinagem em lugares com o clima mediterrâneo. Com folhas grandes em forma de leque que forma uma copa aberta, a palmeira washingtônia pode alcançar mais de 20 metros de altura se estiver em boas condições, e entre 60 a 80 centímetros de diâmetro.
Essa palmeira tem o seu centro de origem nos desertos da Califórnia, nos Estados Unidos e parte do México, por isso são ideais para serem criadas em locais com verões quentes. Porém, possuem uma grande resistência a invernos gelados, suportando rápidas geadas de -10°C.
Quando for plantá-la, faça um mapa do clima do local e avalie se é uma boa opção, verificando a quantidade de chuvas e a necessidade de irrigar. O ideal é que as plantas do seu jardim sobrevivam com o mínimo de interferência possível, deixando-o bonito, saudável e prático.
Locais para plantio
Uma boa dica para o plantio de palmeiras washingtônia é o plantio em fileiras, ao longo de calçadas, ruas, avenidas e caminhos. Esse tipo de palmeira combina perfeitamente com jardins tropicais e mediterrâneos, principalmente se for feito em cidades do litoral do país ou com esse tipo de clima.
Evite plantar essas palmeiras em caminhos quando são muito jovens, pois os espinhos que elas possuem podem causar acidentes e machucar as pessoas que chegam perto. Quando elas estiverem jovens, prefira colocá-las em vasos, que podem enfeitar os cômodos interiores da casa, porém fique atento, essa é uma planta que precisa diariamente de uma boa dose de iluminação.
Adubação e cuidados especiais
Ao contrário da maioria das palmeiras, as folhas mortas da palmeira washingtônia não caem, elas ficam presas ao caule e formam a característica “saia” pardo-amarronzada, com um grande volume.
Essa saia pode ocasionar alguns problemas, como abrigar roedores, pombos e outras pragas. Se ela estiver perto de algo que produza chama, é ideal que se retire a saia da palmeira, pois ela é extremamente inflamável. Evite plantá-la perto de fiação elétrica e lugares com queimadas.
Como a planta multiplica-se por sementes, a sua reprodução é muito fácil e mais eficiente do que as que se multiplicam por mudas.
O solo para o plantio da washingtônia deve ser fértil e bem drenado, porém a planta tolera solos com salinidade alta. A adubação orgânica é necessária, e deve ser feita uma adubação química anualmente, com adubos comerciais com doses de nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), comprado facilmente em qualquer loja agropecuária.
Apesar de precisar de sol o dia todo, a palmeira pode tolerar alguns curtos períodos de sombra e frio. Antes de plantá-la verifique as condições do solo e clima para que ela fique mais adaptada ao ambiente.
Se você plantar a palmeira e quiser trocá-la de lugar, como por exemplo transferir do vaso para calçada, ou para outro lugar mais ensolarado, você pode transplantá-la sem problemas, porém precisa de equipamentos e pessoas treinadas para fazer a transferência corretamente.

Está palmeira ainda jovem fica ótima compondo jardins de inverno desde que tenha uma boa iluminação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário