domingo, 7 de julho de 2013

Como cuidar de Antúrios?







A flor do antúrio, na verdade, é bem pequena, alcançando o tamanho da cabeça de um alfinete. A parte colorida e exótica, que normalmente achamos que é a flor, na verdade é uma inflorescência, ou seja, o conjunto formado pela espádice - espiga onde brotam as minúsculas flores - e espata do antúrio - a bráctea colorida, ou a folha modificada.
As verdadeiras flores do antúrio são os pontinhos amarelos que brotam na espiga.Esta peculiaridade é um artifício da natureza: quando as flores são pouco significativas, a natureza produz folhas modificadas ou brácteas coloridas para atrair insetos e outros agentes polinizadores. Isso também ocorre com as flores do bico-de-papagaio (Euphorbia pulcherrima) e da primavera (Bougainvillea spectabilis), por exemplo.Existem mais ou menos 900 espécies de Antúrio na natureza - todos na América do Sul e América Central - e a Anthurium Andreanum é uma das mais belas. A planta é de origem tropical, mas mesmo assim se adapta bem à sua sala, terraço ou jardim. Sendo bem cuidada, ele pode florir sempre.Luminosidade: Ao receber a sua planta , tire-a da embalagem e coloque-a em um lugar bem iluminado e ventilado, de preferência onde a planta receba o sol da manhã. A planta pode florir bem no seu jardim desde que fique em lugares à sombra.
Adubação: O Antúrio precisa de adubo regularmente (uma vez por semana),- Um excelente adubo é o de gado curtido: deixe de molho, por uns 8 ou 10 dias, cerca de 1 kg de esterco de gado, bem curtido, em 10 litros de água. Na hora de utilizar, mexa bem e regue com essa calda os antúrios. Adubo NPK 10:10:10 é utilizado para o crescimento vegetativo Adubo NPK 04:14:08 é indicado para desenvolvimento de estrutura reprodutiva (flores)Regas: Regue em abundância uma vez por semana, quando o vaso ficar leve, não deixe água no prato debaixo do vaso; isto faz com que as raízes fiquem enxarcadas e apodreçam. Use de preferência água da chuva, água mineral ou de poço. Evite usar água clorada; em último caso ferva a água e deixe resfriar antes de usar. Deixe de vez em quando a planta na chuva. Também pode-se pulverizar água sobre a planta nas horas mais quentes de dia imitando o clima úmido da floresta.
Temperatura: O Antúrio é originãrio da floresta Amazônica e por isto prefere temperaturas entre 18º e 20º . Em época de clima frio, especialmente nas regiões sul e sudeste, evite deixar seu Antúrio exposto, pois não sobreviverá à geada e ventos frios. Eventualmente cubra a planta em noites muito frias com saco plástico, pano ou palha, especialmente as plantas no jardim.
Florada: O Antúrio bem cuidado pode florir sempre. As folhas velhas começam a perder o brilho esverdeando aos poucos, até ressecar. Neste caso pode tirar ou deixar o caule ressecado.
Dica: Os antúrios são flores especiais e tê-los em casa ajuda a levar a frente os projetos que estão engavetados... Encha a casa de Antúrios e veja como você começará a dar continuidade aos seus projetos adormecidos!






10 comentários:

  1. Eu gosto mto desta flor, ela e linda. Mas eu ñ sei cuidar direito , já ganhei uma e morreu. Comprei outra e esta difícil de cuidar..Cada um comentario q leio diz uma coisa.. Hoje ganhei uma muda de uma amiga, uns me diz planta na terra vegetal, outros me diz faz mistura, e agora como planto...mardes4@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. coloquei casca de ovo esmagada e molhei em seguida,
    dois dias depois a folhagem estava com um brilho lindo.

    ResponderExcluir
  3. E muito bom pq se torna adubo natural elas agradece,e bem melhor do que adubo orgânico.

    ResponderExcluir
  4. Bom Dia Junior,
    Tenho tido problemas com meu anturio, e nao sei como faze-lo melhorar. Ele esta com folhas pequeninas e as flores nao crescem acima das folhas velhas.É como se estivesse atrofiado.Voce sabe o posso fazer para cura-lo?

    ResponderExcluir
  5. Eu plantei terra vermelha msm quanto mais cuidado menos ele pega rsrs adube com os adubos aí q ele explicou acima eu uso nele nas Orquideas e nas rosas do deserto adubo mutencao e tbm um comprimido de benerva para 750ml de água enraíza e flora !adubo 4:14:8 são para todas as plantas para florir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem bem tenho muita dificuldade com anuários, todos q comprei morreram

      Excluir
  6. Oii
    Ganhei 1 ontem de presente do meu primeiro dia das mães...encantada com o meu...ontem mesmo coloquei num vaso maior com mais terra pois o qhe ele veio qse não tinha terra eram só raízes..

    ResponderExcluir
  7. Anturios não gostam de vasos muito grandes, preferem os pequenos, as raizes gostam de explorar as bordas do vaso. Eu plantei o meu em um vaso grande e ele quase morreu, devolvi ele num vaso menor e com substrato com terra e cascas de pinos e carvao Esta lindo agora

    ResponderExcluir
  8. Tenho 2 vazos lindo grande as folhas lindo mesmo, porém não dá Flôr deu uma en cada vaso e pronto .Te T adubo , regado certo. Estaem frente da janela. Não sei o que precisa para florir.

    ResponderExcluir